Un coup d’œil sur l’île d’Haïti

6 haiti 6

 

Haiti, oficialmente a República do Haiti, é um país localizado na ilha de Hispaniola, no Mar do Caribe, a leste de Cuba e Jamaica e ao sul das Bahamas. Ocupa os três oitavos ocidentais da ilha que partilha com a República Dominicana. Haiti é 27 750 quilômetros quadrados de área, sendo o terceiro maior país do Caribe, e tem uma população estimada de 11,4 milhões de pessoas, tornando-o o país caribenho mais populoso. A capital é Porto Príncipe.

O Haiti é a nação caribenha mais montanhosa, cujo terreno consiste em montanhas intercaladas com pequenas planícies costeiras e vales fluviais. O clima é tropical, com algumas variações dependendo da altitude. O ponto mais alto é Pic la Selle, com 2.680 metros de altura.
As duas línguas oficiais do Haiti são o francês e o crioulo haitiano. O francês é a principal língua escrita e administrativamente autorizada.

 

Relações internacionais
O Haiti é membro de várias organizações internacionais e regionais, como as Nações Unidas, CARICOM, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, Fundo Monetário Internacional, Organização dos Estados Americanos, Organização Internacional da Francofonia, OPANAL e Organização Mundial do Comércio.

 

Turismo
Em 2012, o país recebeu 950 mil turistas,
Em 2012, vários hotéis foram abertos, como um hotel de quatro estrelas Marriott na área de Porto Príncipe.

Cozinha

O Haiti é famoso pela sua culinária crioula.

Cultura do Haiti
A cultura do Haiti possui raízes com características marcantes da região oeste da África, além de ser influenciada pela França devido à sua colonização, como é notável em sua música, religião e linguagem. A cultura também engloba contribuições adicionais do nativo Taino e imperialismo espanhol.

 

Música
Um dos gêneros musicais presentes no Haiti é a Kompa, que envolve uso de sintetizadores, guitarra, batidas de médio a rápido andamento, e uso de metais ou saxofone para solos, algumas das canções são escritas em crioulo haitiano.

Festas
A época mais festiva do ano no Haiti é durante o Carnaval.
As festividades começam em fevereiro. As cidades estão cheias de música, carros alegóricos de desfile, e as pessoas dançando e cantando nas ruas. A semana do Carnaval é tradicionalmente uma época que dura toda a noite, festas e representa um escape do cotidiano.

Rara, um festival que ocorre antes da Páscoa, é celebrada por um número significativo da população, e sua celebração pode ter levado a se tornar um estilo de música de carnaval.

 

Arquitetura
Os monumentos mais famosos do Haiti são o Palácio de Sans Souci e da Cidadela, inscritas como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1982. Situado no Norte do Maciço de La Hotte, em um dos Parques do Haiti nacionais, a data das estruturas são do início do século XIX. Os edifícios estavam entre os primeiros a serem construídos após a independência do Haiti da França.

Jacmel, a cidade colonial, que foi provisoriamente aceita como Património Mundial, foi amplamente danificada pelo terremoto que atingiu o Haiti em 2010.

 

Religião
Na religião, o Haiti é semelhante ao resto dos países da América Latina, predominantemente cristão, com 80% -85% católicos romanos e aproximadamente 20% professam o protestantismo.

 

Esportes
Atualmente, o futebol é o esporte mais popular no Haiti, apesar de o basquete estar crescendo em popularidade.